31 de jan. de 2009

Evangelho de São Marcos Cap. 10 - MC - 10 pag. 1334

Promessas de Deus - " É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no reino de Deus." (...) "Quem pode então salvar-se?" (...) "Aos homens istó é impossível, mas não a Deus; pois a Deus tudo é possível." (MC 10, 25-27)

Ordens à Obedecer - Que farás para alcançar a vida eterna? Não basta seguir somente os mandamentos. É preciso que: Venda tudo o que tens (isto é despreenda-se das coisas materiais, ambição, o ter além do necessário) e dá-o aos pobres (divida, seja solidário), e terás um tesouro (lugar) no céu. Depois vem e segue-me. (baseado no cap. MC 10, 17-22)

Mensagem de Deus para mim e como posso aplicar em minha vida - Com este capítulo percebo que é preciso renunciar a muitas coisas vãs na minha vida e a tudo que não me é necessário para a minha vivência e tudo aquilo que me é demais e tudo que fica fora das minhas necessidades devo partilhar com o próximo, depois de ter aprendido este princípio básico da solidariedade e do amor ao próximo é que devo seguir a Deus, mas não para alcançar uma recompensa, pois, ao fazer tudo isso estarei apenas obedecendo as ordens de Deus e como já dizia a minha querida e sábia avó Dina (Materna), que não sabia ler e nunca leu a Bíblia, mas falava sempre esta passagem com muita sabedoria:

"É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que tal coisa acontecer."

Nunca entendi daonde ela havia tirado esta expressão e achava isto meio louco ou meio sábio porque achava que o que ela estava falando nunca ia acontecer mesmo, porque com a pouca idade que eu tinha ficava a imaginar um camelo, aquele bicho enorme de duas corcundas nas costas, passando por um buraco de agulha e a agulha eu conhecia bem. A minha avó tinha catarata e eu era quem colocava a linha na agulha pra ela e tinha certeza que por ali não passava mesmo, mas o que ela esqueceu de me contar foi que pra Deus nada é impossível e agora lendo este capítulo e sabendo como posso conduzir melhor os direcionamentos da minha vida e como seguir a Deus eu entendo.

18 de jan. de 2009

Evangelho de São Marcos Cap 9 - MC - 9 pag. 1332


Promessas de Deus - " Tudo é possível ao que cre." (MC 9, 23)


Ordens à Obedecer - " Creio! Vem em socorro à minha falta de fé!" (MC 9, 24)


Mensagem de Deus para mim e como posso aplicar em minha vida - Que tudo é possível se eu crer e se eu não tiver fé pedir em oração para aumentar a minha crença e fé.

Porque tem coisas que pra Deus não é impossível "Pois tem coisas que só pode ser alcançada pela oração".

"Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos" (MC 9,35)

8 de jan. de 2009

Evangelho de São Marcos Cap 8 - MC - 8 pag. 1331

Fotografia: Arquivo Particular. "Entre pinheiros" - Jan/2009


Promessas de Deus - "Por que pede esta geração um sina? Em verdade vos digo: jamais lheserá dado um sinal." (MC 8, 12)
Ordens à Obedecer - " Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvala-á. " (MC 8, 35-36)
Mensagem de Deus para mim e como posso aplicar em minha vida - Não pedir pra Deus um sinal para acreditar e ter fé. Seguir Deus e renunciar a mim mesma (renunciar parezeres de luxúria, quereres sem importância, egoísmos). E não reclamar do que eu possa ter que passar na minha vida se eu estiver com Deus tudo será suportável. Se eu seguir os mandamentos e o Evangelho poderei salvar a minha vida e se por amor a Deus eu perdê-la , mesmo assim eu serei salva. Não temerei seguir o meu Deus, renunciar a mim mesma no que não me faz bem nem aos outros e tomarei a minha cruz (sem reclamar ou lamuriar) e seguirei sempre em frente, com fé confiança e sabedoria em meu Senhor.